Cavalos-marinhos | - CCMAR -

Cavalos-marinhos

Em 2001, a Ria Formosa era a zona com a maior população de cavalos-marinhos de todo o mundo. Atualmente, os cavalos-marinhos encontram-se em vias de extinção devido a vários fatores, onde estudos atuais revelam um decréscimo de 90% das populações.

Estes animais marinhos estão sujeitos a várias ameaças desde a apanha ilegal para exportação no mercado asiático, pesca acidental, alterações climáticas e degradação do habitat. As duas espécies H. guttulatus e H. hippocampus vivem nas pradarias marinhas da Ria Formosa, onde se agarram às macroalgas que agora recuperam lentamente do seu declínio. 

Os nossos investigadores trabalham com autoridades e instituições, tanto nacionais como internacionais, para apoiar decisões que levem à conservação destas espécies e a uma gestão sustentável dos seus habitats. Para isso, fornecem dados e provas científicas que ajudam a avaliar o estado em que se encontram as populações destas espécies e a identificar medidas de mitigação que podem ser implementadas.

Estes trabalhos contribuíram para a criação de duas áreas marinhas protegidas na Ria Formosa, que servirão de refugio para os cavalos-marinhos, e um plano de salvaguarda dos cavalos-marinhos na Ria Formosa - Delimitação de áreas de refúgio, desenhado em colaboração com a Autoridade Marítima Nacional - Capitania do Porto de Faro e Olhão - e com a Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve.


Projetos: 

  • 2020-2021: Projeto científico HIPPOSAVE “Plano de ação para a recuperação das populações de cavalos marinhos da Ria Formosa – Financiado pelo Programa Operacional MAR2020.

 

  • 2017-2021: Projeto científico HIPPONUTRE “Cultivo do cavalo marinho de focinho comprido, Hippocampus guttulatus: Optimização zootécnica e avaliação de requisitos nutricionais” – Financiado pelo Programa Operacional MAR2020.

Notícias:

Investigadores