Corais Vermelhos | - CCMAR -

Corais Vermelhos

Os trabalhos de mapeamento de habitats permitiram descobrir, em recifes rochosos a partir dos 70 metros de profundidade, na costa do Barlavento Algarvio, comunidades dominadas por coral vermelho, observando-se colónias abundantes, saudáveis e de dimensão razoável.

O coral vermelho é um animal de crescimento extremamente lento, o que o torna muito vulnerável a impactos como a apanha ilegal. Na bacia do Mediterrâneo, a sua captura excessiva provocou efeitos devastadores em populações inteiras de coral vermelho, levando à implementação de medidas de conservação e gestão desde a década de 1980. 

Neste contexto, temos vindo a colaborar com a Autoridade Marítima Nacional que em abril de 2012, apreendeu mais de 30 kg de coral vermelho vivo, o qual estava a ser apanhado de forma ilegal ao largo da costa do Algarve. Desde então temos vindo a fornecer informação científica de suporte a procedimentos legais. Com base nos corais apreendidos, temos vindo a desenvolver uma série de estudos científicos no sentido de determinar o impacto da captura desta espécie no Algarve.

Para assegurar a conservação desta espécie, os Ministérios do Ambiente e Ação Climática e do Mar uniram-se para implementar novas medidas de proteção do coral vermelho contra a apanha ilegal e outras ameaças. O Ministro do Mar Ricardo Serrão veio conhecer os nossos trabalhos de mapeamento dos fundos marinhos e anunciou novas medidas de proteção para os corais vermelhos.
 


Artigos científicos:


Notícias: