Gopsis, Lda | - CCMAR -

 

 

 

A Gopsis, Lda é uma empresa spin-off do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) do Algarve, que presta serviços de consultoria e investigação em aquacultura, biotecnologia e comercialização de macroalgas. A empresa foi criada em 2018 para dar resposta a um mercado cada vez mais emergente, mas que ainda carece de conhecimentos específicos, aplicação de investigação científica e métodos de inovação.

As principais competências e tarefas da Gopsis, Lda são fornecer o conhecimento e capacidade para desenvolver sistemas de cultivo de macroalgas (marinhas e de água doce) para a comercialização de diferentes produtos para várias indústrias (biofiltração de efluentes industriais, alimentação humana e animal, cosméticos e bioenergia), e ajudar os parceiros a desenvolver e priorizar temas de investigação que atendam aos padrões das publicações científicas e, simultaneamente, objetivos comerciais. Durante o seu percurso académico, o fundador e investigador do nosso centro Leonardo Mata, desenhou, desenvolveu e testou sistemas de cultivo em terra (tanques) com diferentes características e volumes (> 300,000L), onde testou o cultivo de mais de duas dezenas de espécies de macroalgas com potencial biotecnológico, em Portugal e na Austrália.

A Gopsis, Lda tem assim capacidade para dar um valioso contributo a quem pretenda iniciar o cultivo de macroalgas com fins científicos ou comerciais, através do seu banco de espécies/estirpes de macroalgas e unidades de cultivo com diferentes volumes em condições de cultivo controladas em laboratório. Atualmente,  a Gopsis, Lda está a trabalhar com uma empresa de aquacultura de peixes no Vietname, para conseguir pela primeira vez o cultivo em grande escala no oceano da alga vermelha Asparagopsis spp. Pode saber mais sobre esse trabalho AQUI

 

Investigador