O que são Arrojamentos? | - CCMAR -

O que são Arrojamentos?

Um arrojamento ocorre quando um animal marinho encalha na costa sem conseguir regressar à água pelos seus meios. Os arrojamentos de animais mortos são mais frequentes, podendo encontrar-se em maior ou menor estado de decomposição. Quando arrojam vivos, os animais apresentam comportamentos atípicos por ação do stress causado pela própria condição de arrojamento. 

Os arrojamentos, podem ter origem tanto em causas naturais como antropogénicas, e resultam da confusão, debilitação e até morte de animais marinhos. Entre as causas naturais enumeram-se as doenças infeciosas e parasitárias, falta de alimento, intoxicação (associada a biotoxinas produzidas por "blooms" de algas), condições climatéricas, fenómenos oceanográficos e até comportamento individual atípico. Já a exposição a poluição química ou sonora, ingestão de lixo (ex.: ingestão de sacos de plástico por tartarugas marinhas) e o contacto direto com embarcações (colisões/abalroamento ou pescas) compreendem as mais diretas causas antropogénicas. Entre estas, a interação com artes de pesca é a que tem merecido mais atenção e suscitado crescente preocupação dadas as repercussões ambientais e económicas.

Em Portugal, como em muitos outros países, tem havido um registo crescente de arrojamentos por ano. Este padrão deve-se em muito ao aumento da comunicação de alertas destas situações por pessoas e entidades e à melhoria de redes regionais de arrojamentos, com equipas técnicas formadas e de disponibilidade permanente.

A informação que pode ser retirada destes animais marinhos arrojados representa uma contribuição científica enorme tendo em conta que são animais difíceis de monitorizar e amostrar no seu ambiente natural oceânico. Considerando que apenas uma pequena percentagem de animais que morrem efetivamente arrojam e são detetados, estudar estas ocorrências é relevante para a comunidade científica em áreas como biologia, ecologia, medicina veterinária, poluição e gestão pesqueira. 
 

Investigadores