Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina | - CCMAR -

Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

© Adela Belackova

 

O projeto MARSW - Mar Sudoeste - do qual o CCMAR é parceiro, teve início em 2017 e está a desenvolver um sistema de informação e monitorização da biodiversidade marinha, na área marinha do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina - PNSACV. Este sistema permitirá conhecer a distribuição das comunidades e dos habitats existentes nesta área marinha, bem como criar ferramentas para avaliar o seu estado de conservação ao longo do tempo. Esta informação é muito importante para a tomada de decisões de gestão do PNSACV, que deve garantir a conservação eficiente da biodiversidade marinha, incluindo habitats e espécies prioritários da Rede Natura 2000.

O projeto é coordenado pela LPN - Liga para a Proteção da Natureza - com parceria institucional do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Ao longo das últimas 3 décadas temos sido parceiros do PNSACV, no suporte técnico e científico, nomeadamente através da realização de estudos, pareceres e formação nas áreas das pescas comercial e lúdica, mapeamento de habitats marinhos, mergulho cientifico e conservação e restauro da biodiversidade marinha.  

O CCMAR tem estado muito envolvido com o ICNF, tendo os nossos investigadores já entregado vários relatórios sobre a biodiversidade marinha e a pesca no PNSACV, e uma lista de indicadores que devem ser monitorizados nas Áreas Marinhas Portuguesas e que foram definidos com a colaboração dos projetos POSEUR, Inforbiomares e OMARE, e especialistas nacionais. 

Este projeto pretende informar os órgãos de gestão, para uma conservação mais eficiente e uso sustentável dos recursos marinhos do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Para além disso, também visa alcançar as partes interessadas e os utilizadores dos parques marinhos com o conhecimento recolhido, a fim de estimular o seu interesse pelos benefícios que a proteção desta área lhes pode trazer.

Pode consultar o site com a informação sobre este Parque Marinho AQUI.