Serviços Digitais | - CCMAR -

Serviços Digitais

A protecção e a segurança dos dados digitais são transversais a todas as operações institucionais. O investimento em infra-estruturas informáticas continua a ser contínuo e proporciona cópias de segurança redundantes e seguras de dados críticos de investigação e administrativos. A unidade de bioinformática também presta formação e aconselhamento político em matéria de ciência aberta, práticas de dados FAIR, gestão de dados, administração e reprodutibilidade da investigação.

A disponibilização gratuita de produtos e recursos de investigação digital é um elemento central da nossa estratégia digital, e conseguimos isso aderindo ao princípio de que os dados de investigação devem ser Localizáveis, Acessíveis, Interoperáveis e Reutilizáveis (FAIR) e seguindo os princípios da Ciência Aberta promovidos pelo ELIXIR e pelo EOSC-Life.

Os bioinformáticos do CCMAR podem prestar apoio e aconselhamento técnico para a análise de dados (por exemplo, tecnologias genómicas), a construção e execução de fluxos de trabalho, a contentorização e virtualização e a base de dados. A unidade inclui actualmente dois elementos com experiência de investigação especializada em bioinformática e ciência dos dados. A nível nacional e europeu, contribuímos para os objectivos das infra-estruturas BioData.pt, ELIXIR, EMBRC.pt, e EOSC-Life ESFRI infrastructures.

A infra-estrutura informática institucional do CCMAR está alojada no Datacenter da UAlg e é constituída por 15 máquinas físicas com 392 CPUs virtuais e 52TB de armazenamento de dados redundantes. Os recursos da infraestrutura estão virtualizados num hipervisor, o que permite uma maior flexibilidade de resposta à evolução das necessidades em recursos digitais.
 

Em 2021, foram implantados cinco serviços Web, incluindo uma base de dados SeaGrassTrait e VMs do portal de genómica marinha EOSC-Life, e três que executam serviços de administração institucional, e mais um. O CETA (ceta.ualg.pt) é o cluster de computação de alto desempenho do CCMAR, e é fornecido como um serviço aos membros institucionais, RI's e colaboradores.
 

O HPC está actualmente configurado com 336 cpus, 1.672TB de memória (1TB max/process), e 50TB de armazenamento redundante, configurado com um sistema de filas SLURM, e uma única máquina com 1TB de memória de acesso aleatório. A infra-estrutura de computação pode também fornecer máquinas virtuais (VM) como um serviço, e actualmente aloja 12 VMs para projectos e serviços web, incluindo marineforests.com, e seagrasses.ccmar.ualg.pt.

Para mais informação contacte: ccmarcts@ualg.pt