Sistemas de classificação e gestão de Áreas Marinhas Protegidas   | - CCMAR -

Sistemas de classificação e gestão de Áreas Marinhas Protegidas  

A necessidade urgente de se proteger o oceano e a sua biodiversidade tem levado à criação de Áreas Marinhas Protegidas (AMP), que são usadas como ferramentas de conservação. No entanto, para se perceber o papel das AMP é essencial existir uma linguagem comum que permita compreender, promover e avaliar os resultados, bem como clarificar o objetivo comum de proteção destas áreas.

Os nossos investigadores lideraram o desenvolvimento de um sistema de classificação de AMPs, baseado nos usos permitidos, que está a ser reconhecido e usado globalmente. Distinguir diferentes tipos de AMPs é reconhecer que o nível de proteção interessa, e essa foi a conclusão de uma meta-análise global realizada pelos nossos investigadores. Este sistema também foi aplicado às AMPs nacionais, e a conclusão é que, nos mares portugueses, ainda há muito que fazer para melhorar o nível de proteção e a sua percentagem de cobertura das suas AMPs, de forma a cumprir com os acordos internacionais. Neste momento, os nossos investigadores, estão a preparar o lançamento de uma segunda versão melhorada (com a incorporação do feedback de utilizadores) desse sistema de classificação de AMPs, em colaboração com o MPAtlas. No CCMAR temos uma colaboração bastante ativa com o MPAtlas gerido pelo Marine Conservation Institute (MCI). 

Este sistema de classificação tem sido usado em várias ferramentas, e distinguido com prémios de boas práticas para as AMPs - Blue Parks - em que um dos critérios para se ganhar esta distinção é a zona ter um nível de proteção elevado. Dentro desta iniciativa, o CCMAR desenvolve um papel importante, fazendo parte do conselho científico destes prémios. Este sistema de classificação serviu também de base para o MPA guide e outro sistema de classificação de zonas oceânicas (não apenas de AMPs) da Protected Seas. 

Os nossos investigadores também integraram a task force da ministra do mar anterior para a criação de uma rede de AMPs nacional eficiente - Grupo de Trabalho Rede AMP.

Para além disso, estamos também muito envolvidos no desenvolvimento do MPA guide. O Guia de Áreas Marinhas Protegidas: um Enquadramento para Alcançar Metas Globais para o Oceano (MPA Guide) tem a autoria de 42 cientistas de 38 instituições, em 6 continentes. Portugal participa com dois cientistas entre os autores desta publicação na revista SCIENCE: Bárbara Horta e Costa, investigadora do CCMAR da Universidade do Algarve, e Emanuel Gonçalves, coordenador científico e administrador na Fundação Oceano Azul, investigador no MARE e Professor Associado noIspa – Instituto Universitário. O MPA Guide é o mais recente e completo estudo sobre Áreas Marinhas Protegidas que sintetiza toda a informação científica necessária para compreender, planear, estabelecer, avaliar e monitorizar a proteção do oceano, através da criação de Áreas Marinhas Protegidas. 

Participamos ainda em várias reuniões organizadas pela IUCN sobre os objetivos pós-2020. Devido a todas estas iniciativas e colaborações políticas e estratégicas temos estabelecido uma grande rede de colaborações a nível internacional. 
 


Artigos Científicos:


Projetos:

  • BUFFER - Partially protected areas as buffers to increase the linked social-ecological resilience
  • MARSW - Sistemas de informação e monitorização da biodiversidade marinha das Áreas Classificadas do Sudoeste Alentejo e Costa Vicentina

Notícias: