A DIRect QuanTitative assessment of Heart disease with magnetic resonance imaging | - CCMAR -

Acrónimo
DIREQT2Heart
CCMAR
Orçamento CCMAR
414152.21k€
Orçamento Total
998472.90k€
Financiamento
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Fundação La Caixa - CaixaResearch
Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento
Universidad de Valladolid
Centro Nacional de Investigaciones Cardiovasculares Carlos III
12/2022 a 12/2025

Diagnóstico rápido da cardiopatia coronária para prevenir a mortalidade precoce

A cardiopatia coronária (CC), que constitui a principal causa de morte a nível mundial, ocorre quando o fluxo de sangue para o coração fica limitado. A deteção precoce desta patologia é de suma importância para prevenir incidentes potencialmente fatais. Atualmente, o método mais utilizado para a deteção da CC consiste na angiografia coronária. Este exame permite visualizar o fluxo sanguíneo pelas artérias coronárias até ao coração. O problema é que se trata de um procedimento invasivo que requer internamento hospitalar e expõe o doente à radiação. Por conseguinte, além de ser caro, afigura-se muito pouco prático para o despiste de rotina. Existe uma alternativa à angiografia: a ressonância magnética cardíaca de perfusão (RMC de perfusão). Ao contrário da angiografia, trata-se de um procedimento seguro e não invasivo. No entanto, apresenta dois inconvenientes: baixa qualidade de imagem e uma cobertura incompleta do coração. Por outro lado, a interpretação dos dados é complexa e requer pessoal altamente qualificado. Estes fatores dificultaram a adoção generalizada da RMC de perfusão. Para ultrapassar estes inconvenientes, os investigadores do presente projeto combinarão modelos matemáticos do fluxo sanguíneo cardíaco, RMC de perfusão e reconstrução de imagens, para obter dados sem precedentes sobre a saúde do coração. Os resultados do projeto contribuirão para melhorar o diagnóstico e o tratamento da CC e, em última instância, permitirão o aumento das taxas de sobrevivência, da qualidade de vida e da segurança dos doentes.

O consórcio é liderado pela nossa investigadora Teresa Matias Correia do CCMAR, em parceria com Rita Nunes da Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento, Carlos Alberola-López da Universidade de Valladolid e Borja Ibáñez do Centro Nacional de Investigaciones Cardiovasculares Carlos III (CNIC).

Queres juntar-te à nossa equipa? Cadidata-te aqui!

Iberian Consortium Awarded a “la Caixa” Foundation Health Research Grant

Notícias
O projeto vencedor irá combinar métodos já usados e reconstrução de imagens para obter dados sobre a saúde do coração.