METALCHEMBIO.: Combinação inovadora de estratégias químicas e biológicas para a recuperação de metais de efluentes e de lixiviados | - CCMAR -

Acrónimo
METALCHEMBIO
Reference
ALG-01-0145-FEDER-029251
CCMAR
Orçamento CCMAR
212450.93k€
Orçamento Total
234950.93k€
Financiamento
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
CRESC Algarve 2020
FFCUL- Fundação Faculdade Ciências Universidade de Lisboa
Universidade do Algarve
09/2018 a 02/2022

Descrição

A acumulação de metais no meio ambiente é responsável por diversos impactos negativos ao nível do meio ambiente e da saúde das populações, situação que tende a agravar-se com a sua crescente procura e aplicação. Assiste-se simultaneamente ao esgotamento de algumas fontes primárias, nomeadamente dos metais do grupo da platina (PGMs), que constituem um recurso limitado. Assim, o desenvolvimento de processos ambientalmente e economicamente sustentáveis com vista à recuperação de metais de fontes secundárias, nomeadamente de resíduos e de efluentes, afigura-se prioritário.

O presente projeto visa, assim, estudar a recuperação de metais estratégicos de importantes fontes secundárias, nomeadamente:

- Cu, Zn e Fe de uma água ácida de mina (AMD) com concentrações extremas daqueles metais

- Zn e Fe de soluções esgotadas da indústria de galvanização

- Metais do grupo da platina (e.g. Pt e Pd) de soluções férteis da lixiviação de catalisadores automóveis. Com esse objetivo será investigada uma estratégia inovadora que tira partido da combinação de técnicas de extração líquido-líquido, de grande capacidade separativa, com métodos biológicos, reconhecidos pela sua versatilidade, em que se utilizarão células bacterianas ou soluções resultantes da sua atividade, ou ainda extratos de plantas. A diversidade de agentes biológicos (e condições experimentais) que podem atuar através de diferentes mecanismos, tem potencial para originar diversos compostos e com partículas de dimensão diversa, nomeadamente nanopartículas, alargando as suas propriedades e possíveis aplicações.

Informação sobre o financiamento:

Refª projecto: PTDC/BTA-BTA/29251/2017
Financiamento concedido: € 232.459,96
Financiamento FEDER concedido: € 85.480,37
Financiamento nacional concedido: € 136.970,55

Região de intervenção: Algarve
Beneficiário: Algarve Centre of Marine Sciences (CCMAR)
Parceiros: FFCUL- Fundação Faculdade Ciências Universidade de Lisboa; Universidade do Algarve

Membros

Enroll