Lançamento de nova infraestrutura europeia para a investigação marinha | - CCMAR -

Lançamento de nova infraestrutura europeia para a investigação marinha

Foi oficialmente lançado o ‘European Marine Biological Resource Centre’ (EMBRC-ERIC), uma nova infraestrutura europeia de investigação em ciências marinhas. Adelino Canário, diretor do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e professor na Universidade do Algarve, será o vice-presidente desta infraestrutura.

O European Marine Biological Resource Centre (EMBRC-ERIC) foi oficialmente lançado no passado dia 19 de junho de 2018 em Paris. Esta infraestrutura europeia proporcionam à comunidade académica e às empresas um único ponto de acesso a um vasto portfolio de serviços, recursos e conhecimento que os melhores centros de investigação marinha na Europa oferecem. O EMBRC-ERIC abre assim novas oportunidades de investigação marinha e potencia a utilização dos recursos científicos a nível europeu.

Para Adelino Canário, recém-nomeado vice-presidente europeu do EMBRC-ERIC, “as vantagens desta infraestrutura para Portugal são claras, pois não só permite que os nossos centros de investigação consigam rentabilizar os recursos científicos que possuem prestando serviços para outros investigadores europeus, como permite que os cientistas portugueses beneficiem de recursos que não encontram em Portugal, o que vem potenciar a sua capacidade de investigação”.

O nó português do EMBRC é coordenado pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR), na Universidade do Algarve, e inclui também o centro IMAR da Universidade dos Açores, o CIIMAR no Porto e o ACOI na Universidade de Coimbra. Para além de Portugal, o EMBRC-ERIC conta com mais 8 países fundadores: Bélgica, Espanha, França, Itália, Grécia, Israel, Noruega e Reino Unido. Segundo David Paterson, presidente do EMBRC-ERIC, “só através de um esforço verdadeiramente cooperativo entre países da União Europeia e associados é que se vão atingir as ambições do EMBRC-ERIC para fazer avançar a fronteira do conhecimento em ciências biológicas e ecológicas marinhas”.

Sobre o Centro de Ciências do Mar (CCMAR):

O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) é uma organização privada sem fins lucrativos de investigação científica na Universidade do Algarve. O CCMAR recebeu classificação Excelente e é um dos mais importantes centros em Portugal, desenvolvendo investigação nas áreas da oceanografia, biologia marinha, pescas, aquacultura, ecologia e biotecnologia. O CCMAR possui cerca de 250 membros, 110 dos quais doutorados, e 30 alunos de doutoramento e é parceiro de vários projetos e infraestruturas de investigação europeus como o EMBRC, Aquaexcel e EMSO.

Links úteis:

EMBRC-ERIC

Faro, 25 de Junho de 2018

Para mais informações contactar:
Departamento de Comunicação
Tlf: +351 289 800 050