Programa BIOMARES lança exposição fotográfica em Sesimbra | - CCMAR -

Programa BIOMARES lança exposição fotográfica em Sesimbra

“Este Mar é Especial” é uma exposição fotográfica que foca os valores naturais únicos da costa Arrábida-Espichel e o papel que o Parque Marinho Professor Luiz Saldanha desempenha para a sua conservação. A exposição encontra-se ao ar livre na Marginal de Sesimbra, onde pode ser visitada até 31 de outubro 2020.

O Parque Marinho Professor Luiz Saldanha, criado em 1998, estende-se ao longo de 38 km de costa rochosa entre as praias da Figueirinha, na saída do estuário do Sado, e a praia da Foz, a norte do Cabo Espichel. Trata-se de uma zona costeira muito especial, no sentido em que apresenta uma biodiversidade única – nas suas águas já se observaram mais de 1770 espécies marinhas, um valor bastante superior ao que se observa nas zonas costeiras adjacentes. A exposição explora de forma visual o que torna este mar tão especial e as diferentes iniciativas e ações que o Parque Marinho promove para manter e recuperar os ecossistemas desta costa.

A exposição integra o Programa BIOMARES, um conjunto de iniciativas que o Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR) e o Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA) tem vindo a implementar na costa da Arrábida-Espichel desde 2007 para garantir a monitorização do Parque Marinho, a caracterização deste ecossistema único, a recuperação de habitats e a sensibilização ambiental de visitantes e comunidades locais.

“É muito importante que todos os que usufruem do mar especial da costa da Arrábida-Espichel tenham ideia da riqueza destas águas, mas também das ameaças que enfrentam e do papel do Parque Marinho para as minimizar. Só com a colaboração de todos vamos conseguir manter este tesouro natural para as próximas gerações”, afirma Ester Serrão, investigadora do CCMAR e uma das coordenadoras do Programa BIOMARES.

A exposição foi financiada pela SECIL e pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) através do projeto Inforbiomares, contando ainda com a parceria do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas – ICNF (entidade que gere o Parque Marinho) e a Liga para a Protecção da Natureza (LPN). Acolhida pela Câmara Municipal de Sesimbra, a exposição foi instalada na marginal desta vila onde pode ser visitada de forma gratuita e segura no novo contexto COVID-19.