Projeto EMSO-PT realiza os primeiros testes com perfilador de superfície ao largo de Olhão | - CCMAR -
 

Projeto EMSO-PT realiza os primeiros testes com perfilador de superfície ao largo de Olhão

 

O primeiro componente que integra a estação de Cádiz da iniciativa EMSO-PT foi testado com sucesso ao largo da costa de Olhão, Algarve, no passado dia cinco de agosto. Os testes foram realizados no navio de investigação NI Diplodus, do IPMA, pelos nossos investigadores Paulo Relvas e Carlos Sousa.  

O equipamento testado é composto por um perfilador de água, o "Wirewalker", que se desloca ao longo da coluna de água para a observação e recolha de diversos parâmetros oceanográficos. O perfilador mede a temperatura, salinidade, turbidez, oxigénio dissolvido e clorofila A até 150 m de profundidade. 

A realização deste teste serviu principalmente para identificar potenciais complicações que possam surgir com o funcionamento do equipamento e a sua instalação. O teste permitiu ainda observar o funcionamento do equipamento em condições mais próximas da instalação definitiva, bem como treinar e familiarizar toda a equipa científica e técnica com os procedimentos de lançamento e recuperação. 

Este é o primeiro equipamento deste género a ser instalado na costa portuguesa até ao final do ano e que permite monitorar uma das regiões mais sensíveis do oceano costeiro, onde se desenvolvem estruturas oceanográficas com grande impacto no funcionamento do ecossistema.