Investigador do CCMAR integra a Blue Azores Expedition | - CCMAR -
 

Investigador do CCMAR integra a Blue Azores Expedition

 

David Abecasis integra a Blue Azores Expedition promovida pela Blue Ocean Foundation e pela National Geographic Society. Fomos falar com ele para saber como é a vida a bordo.

David, como é que esta expedição contribui para a tua investigação?

Como parte da equipa da GAMPA (Grupo Áreas Marinhas Protegidas dos Açores), estou interessado em avaliar e monitorizar a biodiversidade nas águas dos Açores, incluindo áreas dentro e fora das áreas marinhas protegidas. Além disso, também vamos marcar alguns peixes (meros e tubarões) e isso também é algo que me interessa.

Como é a vida a bordo do “Santa Maria Manuela”?

Ocupada! Há sempre qualquer coisa a acontecer - além do UVC, há também diferentes tipos de BRUVs, ‘drop down cameras’ e "campanhas" para marcar tubarões, jamantas e meros.Felizmente o Santa Maria é um navio muito bom e com ótimas condições, e além disso a tripulação e toda a gente é muito prestável. Apesar do esforço e do facto de estarem todos muito cansados ​​depois de tantos dias de trabalho duro sem parar, o espírito é fantástico e toda a gente está feliz e a divertir-se.

O que esperas aprender com esta expedição?

Aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade (incluindo abundância) especialmente para algumas áreas que são pouco estudadas. Será também uma ótima oportunidade para estabelecer contactos com os outros membros da equipa científica a bordo (mais de 21 pessoas de todo o mundo). Já aprendi muitas coisas interessantes de tópicos muito diferentes