Primeiros resultados do projeto iNOVPESCA | - CCMAR -
 

Primeiros resultados do projeto iNOVPESCA

 

Na passada sexta-feira, decorreu uma reunião participativa no CCMAR com a finalidade de apresentar os primeiros resultados dos ensaios com alarmes acústicos para diminuir os problemas entre as pescarias com redes de emalhar e os cetáceos.

O projeto iNOVPESCA (Mar2020) é um projeto da Universidade do Algarve, mas que está a ser coordenado pelo grupo FBC do CCMAR e pelos investigadores Jorge Gonçalves e Ana Marçalo. O objetivo é reduzir as capturas acidentais de espécies marinhas protegidas em pescarias costeiras Algarvias através da inovação de procedimentos e técnicas de mitigação. 

Os alarmes acústicos nas redes de emalhar estão colocados em embarcações de Olhão e Quarteira como testes para se evitar a captura acidental dos golfinhos e diminuir o estrago nas redes, que causa danos económicos aos pescadores que perdem peixe e ficam com as redes danificadas.

Os ensaios ainda estão a decorrer, o que faz com que os resultados ainda sejam muito preliminares. No entanto, o projeto já está em curso há seis meses de ensaio e os resultados dos lances com alarmes estão a ter um sucesso de 100% comparado com as redes de controlo (que não levam alarmes).

Nesta reunião, estiveram presentes membros da empresa Marsensing LDA, parceira do projeto especializada em acústica submarina, bem como pescadores e associações de pescadores de Olhão, Culatra e Quarteira, Autoridade Marítima representada pelo Comandante do Porto de Olhão, vários membros do grupo FBC, DRAP-Algarve, ICNF, IPMA e SPEA.