Redução de capturas acidentais de espécies marinhas protegidas em pescarias costeiras algarvias: inovação de procedimentos e técnicas de mitigação  | - CCMAR -

Acrónimo
iNOVPESCA
Universidade do Algarve
Orçamento Total
193180.44k€
Programa MAR2020
CCMAR
09/2017 a 03/2021

Descrição

Este projeto tem como objetivo melhorar o estado de conservação de cetáceos e outras espécies protegidas (ex. tartarugas marinhas) assim como mitigar problemas associados à interação destas espécies com pescarias costeiras, tomando como exemplo aquelas que operaram ao largo do Algarve. Assim, as principais componentes deste trabalho englobam dois aspetos importantes: 1. Conservação – evitar e reduzir a mortalidade dos animais e promover comportamentos de pesca mais sustentáveis; 2. Socioeconómica – Evitar perdas económicas aos pescadores com a redução de interação de danos nas artes e na captura. A abordagem prática de trabalho de campo desenvolve-se nas seguintes ações: 1. Recolha de dados nas pescarias alvo (Cerco e redes de emalhar e tresmalho) através da realização de inquéritos e embarques com observadores; 2. Reuniões participativas com todos os “stakeholders” (Pescadores, cientistas, entidades governamentais), para de uma forma colaborativa se trocar informação sobre possíveis formas de mitigação do problema; 3. Monitorização de ensaios de mitigação adequados a cada pescaria. Todas as ideias desenvolvidas e seus resultados serão usados para sugerir boas práticas e propor soluções técnicas e de gestão para reduzir interações de pescarias costeiras algarvias e as espécies marinhas protegidas alvo.

Membros

Retrato de Flávia Carvalho
Flávia Carvalho
Notícias
O projeto vencedor, iNOVPESCA, liderado pelos investigadores Jorge Gonçalves e Ana Marçalo do CCMAR e da Universidade do Algarve pretendia reduzir os conflitos entre as pescas e as espécies marinhas protegidas.