Município de Olhão premeia iNOVPESCA com Melhor Projeto de Investigação na área da Pesca e Aquacultura | - CCMAR -
 

Município de Olhão premeia iNOVPESCA com Melhor Projeto de Investigação na área da Pesca e Aquacultura

 

“Este é um prémio muito especial porque vem de um Município muito ligado ao mar e ao sector da pesca, num reconhecimento claro do valor da investigação que se faz no CCMAR e na Universidade do Algarve nesta área.”, afirma Jorge Gonçalves. 

No passado dia 31 de maio, o projeto iNOVPESCA, liderado pelos investigadores Jorge Gonçalves e Ana Marçalo do CCMAR e da Universidade do Algarve, recebeu o prémio de “Melhor projeto de investigação na área da Pesca e Aquacultura”, atribuído pelo Município de Olhão, na presença da secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho. 

Reduzir os conflitos entre as pescas e as espécies marinhas protegidas, especialmente os golfinhos, foi o principal objetivo deste projeto que pretendia contribuir para a sustentabilidade ambiental, através da redução de capturas acidentais, e para a sustentabilidade económica do sector das pescas, com a redução de danos nas artes de pesca e das perdas de pescado devido à predação. 

Ao longo do projeto foram realizados vários testes de diferentes alarmes acústicos em redes de emalhar fundeadas a operar no sotavento algarvio, com a tentativa de diminuir interações destas artes com roazes-corvineiros (Tursiops truncatus) e na pescaria de cerco algarvio para diminuir a captura acidental de golfinho-comum (Delphinus delphis). Os ensaios de mitigação com alarmes acústicos tanto nas redes fixas como no cerco tiveram até à data resultados promissores. 

Já com quase três anos de ensaios, o nível de interação nas redes em lances com alarmes é reduzido para todas as malhagens que sofriam mais ataques de roazes-corvineiros, especialmente as redes com pescada e salmonete, embora já existam alguns sinais de habituação por parte dos roazes. No cerco, os ensaios revelaram que os alarmes acústicos são uma forma extremamente eficaz de reduzir capturas acidentais de golfinhos-comuns.  

Este projeto foi “exemplar na parceria entre cientistas e pescadores, pois contribuiu para a criação de soluções e para uma convivência pacifica entre as pescas e os golfinhos, apontando para uma pesca cada vez mais sustentável e amiga do ambiente.”, salienta o investigador.

O iNOVPESCA decorreu entre 2018 e 2021, em parceria com as associações de pescadores algarvios, financiado pelo programa MAR2020.